Teatro Nacional São João - Porto, Portugal
- Camila Reis

- 22 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

O Teatro, localizado na cidade do Porto (Portugal), foi adquirido pelo Estado em 1992, como São João Cine, e é inaugurado como Teatro Nacional São João no final desse ano, tendo como diretor Eduardo Paz Barroso. A programação teatral é composta de produções externas, com exceção de A Tempestade, de Shakespeare, encenada por Silviu Purcarete (1994). Em 1995 Ricardo Pais é nomeado diretor, assinando a sua primeira encenação ali em meados de 1996: A Tragicomédia de Dom Duardos, de Gil Vicente. Em 2009 sucede-lhe Nuno Carinhas.
"O Teatro investe na articulação com a realidade cultural do Porto através de uma política criteriosa de coproduções, envolvendo-se na criação de espetáculos com companhias da cidade como o Ensemble, Teatro Bruto, Teatro de Marionetas do Porto, ASSéDIO, As Boas Raparigas…, Visões Úteis, entre outras. Esta partilha de métodos de trabalho em todas as frentes de produção e divulgação estende-se também, desde logo, a companhias nacionais como o Teatro O Bando, Teatro da Cornucópia e o Teatro Meridional, prolongando-se no decurso dos anos a companhias como o Novo Grupo/Teatro Aberto, Teatro da Garagem, Escola de Mulheres e Teatro Praga.
Paralelamente, o TNSJ desenvolve uma aproximação aos circuitos internacionais de criação teatral, nomeadamente através da participação de criadores estrangeiros em produções próprias.
Afirmando o palco como lugar privilegiado de conhecimento da polimorfia da língua, o TNSJ elege a palavra como eixo ético de todo o investimento cénico, revelando ou revisitando textos de uma ampla diversidade de autores.
O TNSJ consagra desde 1996 um espaço expressivo à dança.
Encontrando na música uma particular capacidade de libertação de imaginários cénicos, o TNSJ desencadeia também experiências de cruzamento de atores com a música."


Comentários