Teatro da Cidade em Belo Horizonte
- Camila Reis

- 15 de abr. de 2024
- 2 min de leitura

Nos meados dos anos 70, Pedro Paulo Cava, um jovem diretor de teatro de apenas 24 anos, assume o comando da Galeria Guignard, localizada no Teatro Marília, um epicentro cultural em Belo Horizonte. Com seu parceiro Julio Varella, ele transforma a galeria em um ponto de encontro para artistas, intelectuais e entusiastas das artes. Durante os anos de 1974 a 1981, eles realizam exposições marcantes de artistas locais e internacionais, além de leilões pioneiros na cidade.
A Galeria Guignard se torna um símbolo de prestígio social e poder aquisitivo, atraindo uma clientela influente e sensível às artes. Enquanto a economia floresce durante o "milagre econômico brasileiro", Pedro Paulo estabelece laços sólidos com a elite de Belo Horizonte, incluindo o empresário Luiz Fernando Pereira Silva, diretor da Elo Engenharia.
Mesmo quando muitos de seus contemporâneos partem em busca de oportunidades em outras cidades, Pedro Paulo decide permanecer em Belo Horizonte com o sonho de construir sua própria casa de espetáculos. Essa visão se torna realidade em 1991, quando Luiz Fernando e sua esposa, Iracema, cumprem a promessa de oferecer a ele um espaço no Ed. Couto e Silva para o futuro Teatro da Cidade.
Apesar dos desafios financeiros, políticos e da interrupção causada pelo confisco de recursos durante o governo Collor em 1990, Pedro Paulo persevera. A Novotempo Galeria de Arte, uma parte do projeto, ajuda a levantar fundos para a conclusão do teatro. Em setembro de 1991, o Teatro da Cidade - Espaço Cultural Elo abre suas portas com o espetáculo "Boca Molhada de Paixão Calada", marcando o início de uma nova era cultural em Belo Horizonte.
Desde então, o Teatro da Cidade se estabeleceu como uma referência na cena teatral da cidade, completando 29 anos de atividades ininterruptas e recebendo mais de 1 milhão e 800 mil espectadores ao longo de sua história. É um testemunho do poder da visão, da determinação e da colaboração entre artistas e amigos na construção de algo duradouro e significativo para a comunidade.


Comentários